A Prefeitura de Saquarema está nos últimos detalhes para o lançamento da nova Sala do Empreendedor! O novo local, mais amplo, moderno, informatizado e integrado, funcionará na Rua Barão de Saquarema, 243, sala 15, no Centro da cidade. Considerada ferramenta importante para o fomento do desenvolvimento e empreendedorismo na cidade, a Sala reunirá serviços e informações para todos os empreendedores de Saquarema. A previsão é que o espaço seja inaugurado ainda no mês de março.

A Sala do Empreendedor é o local no qual o empreendedor (seja formalizado ou o que busca a formalização) encontra orientações e informações, além de servir como ponto de encontro para fechamento de negócios. No espaço, também podem ser oferecidos cursos de capacitação, qualificação e atualização para os empreendedores de todos os portes que possuem negócios no município.

Na nova Sala do Empreendedor, o cidadão poderá contar com os seguintes serviços: Formalização do MEI; Alterações dos dados cadastrais do CCMEI; Impressão da DAS Mensal e Declaração Anual; Adesão ao parcelamento do SIMEI e baixa do CNPJ; Abertura, alteração e baixa de empresa e profissionais autônomos; Emissão de alvarás (abertura, alteração, baixa e provisório); Emissão de licença sanitária; Abertura de protocolos, processos de viabilidade e publicidade; Cadastro das empresas e profissionais autônomos; Orientação das notificações e multas da Fiscalização de Posturas; Informações sobre oportunidades de novas áreas para empresas; Orientação sobre utilização de uso de área pública para ambulantes; Julgamento de processos e entrada de protocolo da JUCERJA; Certidões negativas de débitos, ISS, entre outras; Processos de ISS de taxistas e artesãos.

“A nova Sala do Empreendedor reforça o nosso compromisso de criar um ambiente propício ao empreendedorismo e geração de empregos em Saquarema. Os nossos profissionais são capacitados para atender, tirar dúvidas e ajudar a solucionar problemas. Para todos que desejarem empreender, este é o local certo!”, informou a Prefeita Manoela Peres.

O novo espaço é fruto de uma parceria com o SEBRAE-RJ, que vem oferecendo consultorias e diversos programas aos agentes públicos municipais, bem como aos empreendedores da cidade por meio do Programa Cidades Empreendedoras. O objetivo do Programa é institucionalizar políticas públicas de desenvolvimento para os pequenos negócios, por meio da efetivação de um Plano Municipal de Desenvolvimento, visando o fortalecimento do ambiente de negócios em Saquarema e engajando a gestão municipal na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

A Sala do Empreendedor funcionará de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas. Para informações, a Prefeitura disponibiliza duas formas de contato exclusivas com o setor: o telefone (22) 2655-6428 e o e-mail: saladoempreendedor@saquarema.rj.gov.br.