A Prefeitura de Saquarema vai realizar na terça-feira, 24 de maio, o primeiro Fórum Municipal de Saúde Mental. Aberto ao público, o evento organizado pelo Programa de Saúde Mental, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde tem por objetivo dar mais visibilidade ao tema e como resultado é esperado que seja construído um fluxo cada vez mais efetivo para melhorar a comunicação em rede com vistas ao cuidado integral.

Entre os temas a serem tratados, estão a atenção à crise, o fluxo, as dificuldades e desafios, a importância da articulação com os dispositivos da assistência – atenção básica e especial -, pois muitas demandas chegam através desses dispositivos. O uso de álcool e outras drogas – como identificar o uso abusivo? – também está entre os destaques.

“O indivíduo que adoece mentalmente, antes disso passou por muitos gatilhos para chegar à situação atual. Ele não é o sujeito da saúde mental. Ele está inserido num meio, em um determinado território e tudo isso precisa ser levado em conta no seu tratamento, portanto a comunicação entre os diferentes equipamentos se faz necessária à atenção integral, explica Lilian Fortunato, Coordenadora do Programa de Saúde Mental.

O Programa de Saúde Mental de Saquarema conta, atualmente, com um ambulatório de saúde mental, funcionando dentro da policlínica, no qual atuam oito psicólogos e dois psiquiatras; o Caps II, direcionado a pessoas com transtornos mentais mais graves; o Caps Ad, voltado a pessoas com transtorno mental devido ao uso abusivo de álcool e outras substâncias; e duas residências terapêuticas, caracterizadas como moradia para pessoas vindas de longa permanência em instituições psiquiátricas, que tiveram os vínculos familiares desfeitos.

O I Fórum Municipal de Saúde Mental será realizado das 13h às 17h, na Igreja Batista de Bacaxá, na Rua Capitão Nunes, 40, em frente à Drogaria Raia.