Uma grande festa em homenagem à Santa Sara Kali será realizada no próximo sábado, 28, no bairro da Barra Nova. Padroeira do povo cigano e provedora de sorte, amor, saúde, fartura e vida longa, Santa Sara Kali, foi canonizada em 1712, sendo considerada santa pela Igreja Católica.

O objetivo da festa é difundir a fé em Santa Sara, bem como promover a cultura cigana. O evento acontece todos os anos, desde 2015. Em outubro de 2020, a Prefeita Manoela Peres decretou a manifestação cultural patrimônio Imaterial de Saquarema.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Cultura, a programação conta com apresentações de danças, procissão, show de fogos, exposições, cartomantes, show com música cigana ao vivo e várias outras atividades culturais.  Os portões serão abertos às 18h e a entrada custa apenas R$30,00. O evento será realizado na gruta de Santa Sara Kali, que fica na Avenida Litorânea, 2088- Barra Nova.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Santa Sara kali

Sara Kali, padroeira do povo cigano, é considerada santa pela Igreja Católica que a canonizou em 1712, embora seu culto seja pouco divulgado. Sara era escrava e teria convivido com Jesus, tendo sobrevivido a um atentado, no mar, graças à sua fé. O culto praticado pelo povo cigano costuma utilizar elementos como as pedras preciosas e os cristais. É comum, também, a realização de consultas com o Tarô Cigano e o uso de elementos como incenso de canela e mirra. Muita dança e fartura complementam o evento, já que o povo cigano é por tradição alegre e festivo.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support