O município de Saquarema ganhou destaque positivo pelo segundo ano consecutivo na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° (EBT 360°), divulgada pela Controladoria-Geral da União (CGU). A cidade recebeu nota 8.56, ocupando o 9º lugar no Estado do Rio de Janeiro e o 174° lugar no país. O ranking nacional é feito a partir de um levantamento entre 691 cidades com mais de 50 mil habitantes e a avaliação foi realizada com dados coletados da CGU.

Desde o início de 2017, Saquarema teve um grande salto no seu desempenho de transparência. Saiu de uma nota 0.55 para 8.33, na avaliação 2018/2019, representando um crescimento de 1514%. Na nova avaliação, o município seguiu a linha de crescimento, ampliando sua nota para 8.56.

“Sempre prezamos pela Transparência. Não só por ser uma determinação legal, mas pra poder prestar contas à população de tudo o que é feito com os recursos públicos. Estamos melhorando a cada ano e, tenho certeza de que na próxima avaliação da CGU, seremos melhor avaliados. Vamos manter os pontos que acertamos e corrigir os itens que precisam ser melhorados para alcançar a nota 10”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Prefeitura de Saquarema trabalha incansavelmente na elaboração de ações que ampliem o sistema de transparência na gestão municipal, ofertando aos cidadãos e órgãos fiscalizadores as informações necessárias para garantir melhorias na prestação de contas e acesso à informação.

A Escala Brasil Transparente é uma metodologia de monitoramento da transparência pública em estados e municípios brasileiros. A Avaliação 360° incorpora aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura, servidores, obras públicas, entre outras. A CGU aprofunda o monitoramento da transparência pública e possibilita o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.

A nota obtida por Saquarema está acima da média estadual (7.8) e da média dos municípios fluminenses (6.72). O resultado mostra o empenho da gestão municipal em consolidar a cidade cada vez mais transparente, fornecendo informações e avaliações objetivas e fortalecendo a execução de políticas públicas. Em toda a Região dos Lagos, o único município que obteve uma nota superior a Saquarema foi a cidade de São Pedro da Aldeia.

Para acessar a íntegra da pesquisa, a Controladoria Geral da União desenvolveu uma plataforma específica para a Escala Brasil Transparente, que pode ser acessada por meio do site https://mbt.cgu.gov.br/publico/home