Em abril, Saquarema voltará a respirar o vôlei de praia! A cidade receberá três grandes competições de nível nacional e internacional. De 13 a 16 de abril, a Federação Internacional de Vôlei realizará o Challenge do Circuito Mundial de Vôlei de Praia em Saquarema. A estrutura para receber os atletas internacionais está sendo montada no Campo de Aviação, no Centro da cidade. Já a etapa do campeonato brasileiro será de 15 a 23 de abril, também no Campo de Aviação, em duas competições: de 15 a 18, o torneio Sub-21; de 19 a 23, o torneio Adulto.

A primeira competição a ser disputada é o Challenge do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Importante para contar pontos rumo à participação Olímpica em Paris 2024, as duplas vão pontuando ao longo da competição e as 17 primeiras no Ranking Internacional, tanto no masculino quanto no feminino, serão classificadas para os jogos em Paris. “Estamos levando o vôlei de praia para os torcedores de todos os cantos do mundo e o calendário 2023 representa uma grande oportunidade para torcedores de todas as idades se encontrarem com campeões olímpicos e mundiais”, celebra o CEO da Volleyball World Finn Taylor.

Já a segunda competição será o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que terá início com a disputa do Sub-21 entre os dias 15 a 18. Logo após, será dado início à competição Adulta, com o formato de disputa dividido em Top e Aberto. O campeão do Aberto de cada uma das nove etapas está garantido no Top 12 da etapa seguinte. No total, cada etapa receberá até 112 duplas, com o número de duplas premiadas subindo de 24 para 28. O dono do título brasileiro será definido pela soma dos oito melhores resultados dos jogadores ao longo da temporada.

“A CBV planejou um circuito totalmente renovado. Na parte de competição, tivemos um progresso do sistema iniciado em 2022, com a decisão de aumentar o número de duplas no Top. Teremos grupos homogêneos tecnicamente, tornando os jogos ainda mais equilibrados e emocionantes”, diz Guilherme Marques, gerente de vôlei de praia da CBV.

“Recebemos etapas do Brasileiro de Vôlei de Praia no ano passado e foi um grande sucesso. Além de termos um público espectador extremamente fiel às competições, tivemos um resultado muito positivo com o trade turístico. Receber novamente mais uma etapa desta competição, juntamente com o challenge do Mundial de Vôlei é extremamente importante para nos consolidarmos como a Capital Nacional dos Esportes. Os olhos do mundo estarão voltados, mais uma vez, para Saquarema” contou o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro.

Prefeitura montará a Vila do Vôlei

Além das arenas de competições, a Prefeitura de Saquarema está montando a Vila do Vôlei. O local abrigará uma praça de alimentação e barraquinhas de artesanato com restaurantes, bares, lanchonetes e artesãos de Saquarema. Já a programação cultural está recheada de apresentações de artistas locais e regionais com shows de música ao vivo. “A Vila do Vôlei é uma novidade aqui em Saquarema. Além do esporte, estamos oferecendo outras atrações para fazer com que o público viva ainda mais essa atmosfera do vôlei com os torneios nacional e internacional. Teremos atrações para toda a família curtir e vibrar durante todo o dia”, completou Rafael Castro.

A Prefeitura de Saquarema está montando, juntamente com a Confederação Brasileira de Vôlei, uma estrutura de nível internacional para o evento. Durante 11 dias, diversos veículos de comunicação de todo o planeta trabalharão na transmissão do evento, divulgando a cidade para centenas de países. Todos os jogos serão gratuitos e abertos à população. O Campo de Aviação está localizado na Avenida Nossa Senhora de Nazareth, no Centro, ao lado do Fórum da cidade.

Eventos movimentam setor hoteleiro

Com expectativa de receber milhares de turistas e amantes do vôlei, os dois torneios movimentarão o setor hoteleiro da cidade. Isto ocorrerá devido à chegada de atletas, comissões técnicas, equipes de apoio e demais profissionais que trabalharão direta ou indiretamente no evento e que se hospedarão em hotéis, pousadas e hostels da cidade. Totalizando 812 pessoas diretamente envolvidas, os torneios fomentarão a cultura esportiva na cidade, além de gerar emprego e renda para a população em um dos principais setores econômicos de Saquarema: o turismo.

“Desde 2017, temos nos empenhado em trazer grandes eventos esportivos e culturais para Saquarema. As competições de alto rendimento de surf e vôlei, por exemplo, projetam a cidade para todo o planeta. Com isso, temos a divulgação do nome Saquarema como um destino turístico de qualidade, reconhecido em nível nacional e internacional. Tal reconhecimento gera um aumento na procura por serviços de hotelaria e gastronomia, por exemplo, gerando mais empregos e renda em nossa cidade”, comemorou a Prefeita Manoela Peres.