Prefeitura de Saquarema realizará na próxima terça-feira, 06/06, a segunda edição do Fórum Municipal de Turismo. Com o tema “Gastronomia, mais sabor no Turismo de Saquarema”, o evento, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, é voltado para todo o trade turístico da cidade que se reunirá no Saquarema Futebol Clube, na Rua Barão de Saquarema, 612, Centro.

O evento vai reunir representantes do poder público e do turismo da cidade com o objetivo de trazer para a realidade municipal práticas de culinária voltadas para a história, cultura e tradições locais, destacando os pescados como matéria-prima principal, uma vez que a paisagem de Saquarema é formada por lagoas, recortadas pela Igreja de Nª. Sra. de Nazareth, que abençoa a Capital Nacional do Surf e a Casa do Voleibol Brasileiro. Toda essa beleza natural se desenvolve em fogo brando e ao mesmo tempo em altas labaredas, resultando na receita perfeita para uma gastronomia “ao ponto”, rica em nutrientes que dão o sabor na medida certa para o “paladar” de Saquarema.

De acordo com a prefeita Manoela Peres, Saquarema quer liderar os projetos que envolvem toda a região na questão do turismo: “Temos praias, cachoeiras, serras, boa gastronomia e somos referência em esportes, cultura, turismo religioso e atrativos naturais. Queremos, por meio desse fórum e do trabalho que está sendo feito, firmar um legado para a cidade, transformando Saquarema em um dos maiores roteiros turísticos do Brasil. A primeira edição, no ano passado, foi um sucesso e rendeu muitos frutos. Neste ano, nossa torcida é de que o Fórum traga diversas novidades para a cidade”.

Durante o encontro, o público poderá conferir diversas palestras de especialistas na área do turismo e da gastronomia nacional: “Toda a programação foi montada buscando fazer com que os participantes tenham um dia de troca de informações e experiências sobre o turismo local, com foco na gastronomia, conhecendo exemplos que deram certo em outros municípios e que podem ser implementados aqui em Saquarema”, informou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael da Costa Castro.

O II Fórum de Turismo contará com a participação de três nomes importantes no cenário nacional:

  • Carole Crema, empresária, escritora, chef de cozinha, jurada do programa Que Seja Doce, e apresentadora do programa Quanto Vale Esse Doce, ambos do canal GNT. Com sua criatividade, técnica e 25 anos de bandeja, ela é referência em confeitaria, criando novos conceitos e aperfeiçoando receitas consagradas. Foi Carole quem inventou o Brigadeiro de Colher e trouxe os Cupcakes para o Brasil. Seu trabalho e talento foram reconhecidos com o prêmio de Chef Pâtissier do Ano em 2011 e 2016 pela revista Prazeres da Mesa.
  • Rodrigo Ruas é um influenciador de viagem renomado que acumula mais de 15 anos de experiência em viagens internacionais, tendo visitado mais de 80 países. Ele é referência no segmento, possuindo um programa de TV que já conta com mais de 600 episódios gravados e é um dos mais assistidos da TV fechada brasileira. Além da televisão, Rodrigo é um dos principais influenciadores digitais do Brasil no seguimento de viagem, impactando mais de 5 milhões de pessoas por mês e tem um altíssimo índice de engajamento, com mais 430 mil seguidores no Instagram e 150 mil inscritos no Youtube.
  • Marcelo Neves Rodrigo é instrutor de gastronomia e bebidas do Senac/RJ. Sommelier de vinhos e cervejas formado pelo Senac/RJ, é Mestre em Estilos e especialista em Harmonização de Cerveja e Comidas, pelo Instituto da Cerveja do Brasil/SP. Consultor de bares e restaurantes.

Além das palestras, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo montará diversos espaços temáticos na área do Fórum. “Estamos terminando os ajustes para o funcionamento de uma Área Gourmet, com degustação de alimentos, bebidas e itens para presentes. Quem participar do Fórum vai poder sentir os gostos, cheiros e sabores da nossa cidade”, completou a Diretora de Turismo Daniele Mazzeo.

A programação está prevista para iniciar às 08:30h. As inscrições poderão ser feitas por meio de formulário eletrônico disponível aqui. As vagas são gratuitas e limitadas.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support