A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou, na última sexta-feira 17/11/17, o II Seminário Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Com o apoio do Grupo de Estudos e Trabalhos para Conscientização e Valorização do Homem e da Mulher Negra (GETHOMN), os participantes abordaram, por meio de debates, o tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”. Estiveram presentes representantes e gestores de promoção da igualdade racial na Região dos Lagos, tais como Margareth Ferreira, presidente do Conselho de Entidades Negras do Interior do Rio de Janeiro; João Felix Freitas, subsecretário de Cultura de Cabo Frio; e Ruan Carlos da Silva, diretor do Departamento de Ações Culturais e de Promoção de Igualdade Racial de Araruama, além de representantes do Executivo e Legislativo saquaremense.

O combate à discriminação por crença, gênero, raça e etnia têm obtido muitas conquistas no país, mas a violência racial ainda é uma realidade que ameaça a democracia e a igualdade de direitos e oportunidades.

O seminário municipal fez parte das comemorações ao Mês da Consciência Negra e o tema abordado seguiu o proposto para a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CONAPIR, que será realizada em Brasília, entre os dias 27 e 30 de maio de 2018. A conferência será realizada pela Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Ministério dos Direitos Humanos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support