A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, o Dia D de Prevenção ao Tabagismo, Tuberculose e IST’s. De 09 às 14 horas, técnicos da Secretaria de Saúde estarão na Praça Santo Antônio, no Centro de Bacaxá, para prestar diversos serviços gratuitos à população.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) escolheu o dia 31 de maio para alertar os fumantes sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros. O Dia Mundial Contra o Tabaco visa encorajar as pessoas a terem um dia inteiro de abstinência total de tabaco no mundo todo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos.

Além disso, outra ação que terá destaque é a Campanha de Combate à Tuberculose. A doença, que é conhecida por afetar o mundo inteiro, é causada pelo popularmente conhecido bacilo de Koch, cujo nome científico é Mycobacterium tuberculosis. A doença afeta principalmente os pulmões, mas pode também acometer outros órgãos, como os rins, sistema nervoso, pele, ossos, articulações, ovários e gânglios.

Durante a ação, a população presente terá acesso a serviços e exames gratuitos de aferição de pressão arterial; orientação e agendamento em programas de saúde; distribuição de material informativo, educativo e preservativos.

Em Saquarema, a população pode tirar dúvidas e obter mais informações sobre Tuberculose e IST’s na Casa Amarela, em Bacaxá. O endereço é Rua Adolfo Bravo, 38, ao lado do CAPS e da UNIMED.