Nesta quarta-feira, 30 de novembro, o município de Saquarema, em parceria com o SEBRAE realizou a cerimônia de lançamento da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos.

Criada em abril deste ano, sob a condução do SEBRAE e com a participação de 8 municípios ( Arraial do Cabo, Saquarema, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Cabo Frio, Rio das Ostras e Silva Jardim), a Rede Lagos tem o propósito principal de trabalhar pelo desenvolvimento integrado e colaborativo dos municípios participantes com agentes nomeados pelos municípios, atendendo os preceitos a Lei Complementar 123 de 2006, mais conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Desde sua criação, foram promovidos 11 encontros com a proposta de intervenção regional, que conecta lideranças públicas para a construção de uma visão de desenvolvimento comum sobre o território.

Anfitriã do encontro, a Prefeita de Saquarema, Manoela Peres que apoiou a iniciativa desde o primeiro momento, entendendo o papel dos Agentes de Desenvolvimento e valorizando sua atuação no apoio as estratégias e diretrizes dos municípios e na promoção da integração Regional falou sobre a criação da Rede.

“Acredito que a criação dessa rede viabilize a troca e ideias e de conhecimentos, além da facilidade proporcionada para a resolução de nossos problemas.  A rede chega para ajudar ainda mais no desenvolvimento de nosso município” afirmou Manoela Peres.

Duas palestras fizeram parte da programação do evento. A primeira foi do consultor do Sebrae Marcus Macedo, um dos condutores do planejamento da Rede Lagos, falou sobre a modernização da Gestão Pública. Logo depois, o vencedor no Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor em 2022, na Categoria de Compras Governamentais e finalista na Categoria Cidades Empreendedoras, o prefeito de Teresópolis Vinícius Claussen, falou sobre o sucesso de sua gestão no município.

Os Agentes da Região dos Lagos estão sendo capacitados e acompanhados pelo SEBRAE para a elaboração de um Plano de Ações Estratégicas, que será entregue a cada Município.  Nomeados pelos municípios, os agentes tem como função dar suporte as estratégias do desenvolvimento do município, auxiliando no processo de implantação dos programas e projetos contemplados na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, promovendo articulações e integrando as temáticas em prol do desenvolvimento local, além de promover articulação de parcerias com entidades públicas e privadas, visando gerar novas oportunidades e atração de novos investimentos para o município.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support