A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a BlueBirdsBR (Turismo Sustentável) e a Jeep (Grupo FCA), participou de um importante projeto socioambiental durante a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surf na cidade.

O projeto busca ensinar as crianças sobre a natureza, responsabilidade ambiental e a importância da sustentabilidade. O objetivo é formar multiplicadores, deixando um legado de gerações que saibam respeitar e conviver com a natureza e o meio ambiente, contribuindo para sua preservação e conservação.

O Circuito Jeep de Sustentabilidade reuniu crianças e jovens da rede municipal de ensino de Saquarema. Os participantes, chamados de “guardiões ambientais”, puderam aprender sobre a identidade e o patrimônio natural da cidade, a problemática do lixo marinho, reciclagem, reuso e redução de resíduos, microlixo, ecologia, animais endêmicos e em extinção, incentivo ao esporte e participaram do plantio de mudas nativas na restinga. As atividades foram apresentadas de forma lúdica e pedagógica, elaboradas e direcionadas por equipe habilitada de biólogos e especialistas.

Durante o projeto, que já acontece na cidade desde 2017, cerca de 6 mil crianças e adolescentes da rede municipal de ensino já participaram do reflorestamento de mais de 2 mil mudas nativas, reestruturando o habitat natural de diversas espécies. Aproximadamente 200 quilos de microlixo foram coletados das areias da praia, sendo grande parte do material doado a catadores locais para reciclagem.

O projeto visa a construção do comportamento sustentável e a conscientização sobre valores e princípios que promovam a responsabilidade ambiental.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support