A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participará da campanha nacional Um Dia No Parque! Esta é uma iniciativa da coalizão pró unidades de conservação da natureza.

A atividade será realizada no dia 21 de julho e, nesse ano, terá como tema “Natureza Para Todas as Pessoas”. O intuito é estreitar a relação especialmente com pessoas que vivem próximas às áreas de Unidades de Conservação (UC), mas, que por algum motivo, se sentem excluídas do contato com estes locais. Assim, esta atividade é uma oportunidade para que as pessoas conheçam e frequentem as UCs e sintam que fazem parte delas.

Neste dia serão realizadas diversas atividades em unidades de conservação em todo o país. Em Saquarema, as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoverão uma visita guiada por geólogos e biólogos às Unidades de Conservação da APA de Massambaba e Parque Estadual da Costa do Sol. Com um percurso de aproximadamente 2 horas de trilha, de nível intermediário e em terreno arenoso, os participantes poderão percorrer os remanescentes de Mata Atlântica preservada do município, conhecendo um ambiente sensível e educativo, repleto de animais endêmicos e ameaçados de extinção.

Ainda no percurso da trilha, os visitantes conhecerão a Lagoa Vermelha, massa de água hipersalina que abriga os raros estromatólitos e é considerada um patrimônio geológico de interesse internacional. Após, a visitação seguirá até à Salina Histórica Artesanal, terminando com um delicioso piquenique na mata.

Para participar, os interessados deverão efetuar inscrição pelo WhatsApp (22) 97400-7709. A Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou 30 vagas para o evento, que contará com um ônibus saindo do Centro de Saquarema (Praça do Bem-Estar) às 07 da manhã, com retorno previsto para às 12 horas. Os participantes deverão levar água, lanche, protetor solar, chapéu, chinelos, repelente, vestir roupas leves (calça) e tênis para trilhar.