A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, participou nesta segunda-feira (01/03), do “1º Encontro de Gestores Públicos do Turismo Fluminense”, realizado em Niterói, região metropolitana do Rio. Promovido pela Secretaria de Turismo do Estado, o evento contou com diversas pautas importantes para o fomento do turismo e do lazer na região.

Durante o encontro, foram apresentadas múltiplas estratégias, como a de captação de recursos por emendas parlamentares federais para auxiliar os municípios em projetos que contribuam diretamente com ações voltadas ao turismo. Foram discutidos também, vários temas como o aumento significativo do turismo regional, e o turismo consciente por conta das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19.

A tão discutida volta dos eventos no Estado também foi uma das pautas debatidas durante a reunião “Alguns dos setores mais afetados com a pandemia de Coronavírus foram o turismo, os eventos e o entretenimento em geral. Para os representantes do Estado, o mês de setembro talvez possa ser o “restart” dessas atividades, que para a nossa cidade é de extrema importância”, sinaliza o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Rafael da Costa Castro.

Um dos projetos mais comentados durante a conferência foi a criação de um calendário unificado de eventos para as cidades do interior. O principal objetivo da proposta é organizar a retomada do setor a partir do segundo semestre, para que todas as cidades da região sejam contempladas uniformemente com as atividades e projetos.

Outro importante programa apresentado pelo Secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca e a TURISRIO, que já está em curso, é a criação de um plano estratégico para o turismo, que será colocado em prática entre 2021 a 2030 “É importante pensarmos nos investimentos no turismo a curto, médio e longo prazo e a manutenção dos mesmos. O objetivo do Estado e que compartilhamos do mesmo desafio é pensarmos em uma Saquarema para o futuro. Acreditamos verdadeiramente que políticas públicas de qualidade, inovação, inclusão e sustentabilidade fazem parte desse futuro promissor que tanto almejamos”, completa Rafael da Costa Castro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support