A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, participou do 1º Seminário Estadual de Turismo Rural e de Aventura, em Maricá. Alguns dos principais assuntos discutidos no encontro, que reuniu diversas autoridades de municípios da Costa do Sol, foram as tendências e oportunidades para área turística no período pós-pandemia.

O evento contou com a presença de diversas autoridades da área, como o Secretário do Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o Presidente do INEA – Instituto Estadual do Ambiento do Rio de Janeiro, Phillipe Campello, além do Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Rafael da Costa Castro.

Em um dos painéis de discussão foi abordado o tema “políticas públicas inovadoras e os desafios para a recuperação do setor de turismo no Rio de Janeiro”, onde os palestrantes puderam compartilhar experiências e projetos para a retomada do setor. “Saquarema, assim como os outros municípios da Costa do Sol sofreu e ainda sofre bastante, por conta da pandemia de Covid-19. Diversos projetos de expansão do turismo precisaram ser interrompidos o que nos gerou um prejuízo incalculável. Com o avanço da vacinação e essa possibilidade de retomada, é fundamental que discutamos juntos estratégias de desenvolvimento para a nossa região”, explicou o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Rafael da Costa Castro.

O turismo rural e de aventura foram destaque durante a realização do seminário. O fomento da vivência nas atividades campestres, esportivas através das trilhas, e a qualificação técnica de seus colaboradores foram assuntos discutidos em um dos painéis.

“O INEA está com um programa muito interessante de qualificação para condutores de trilhas. São oficinas direcionas as pessoas nativas de uma determinada região, que possuem um conhecimento da área onde moram e atuam, e que por questões de integração, podem se tornar bons condutores de visitantes a trilhas e a áreas rurais pouco exploradas”, conta o Presidente do INEA, Phillipe Campello.