A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está participando da Semana Nacional de Combate ao Aedes A ideia é convocar a população da cidade para unir esforços no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. Entre as atividades planejadas para os próximos dias estão visitas domiciliares e a órgãos públicos, distribuição de materiais informativos e educativos, dentre outros.

A mobilização pretende mostrar que a união entre governo e população é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente nos meses de novembro a maio, considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Neste período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação.

Nesta sexta-feira, técnicos da Secretaria de Saúde estão na Praça de Santo Antônio, no Centro de Bacaxá, para orientar a população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. A mesma ação também foi realizada na última quarta-feira, 28.

Dados nacionais apontam redução nas três doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, entre janeiro a novembro de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, porém, alguns estados apresentam aumento expressivo de casos de Dengue, Zika ou Chikungunya. Por isso, é necessário intensificar agora as ações de eliminação do foco do mosquito para evitar surtos e epidemias das três doenças no verão.