A Prefeitura de Saquarema iniciou a distribuição da Caderneta do Idoso. Elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, o documento segue os moldes da caderneta elaborada pelo Ministério da Saúde e é indicado para pessoas com mais de 60 anos de idade.

Criada para realizar uma avaliação multidimensional, com intuito de construir um plano de cuidado ao idoso através do Projeto Terapêutico Singular (PTS) em conjunto pelos profissionais de saúde de forma multiprofissional, a caderneta pode ser retirada nas unidades de Estratégias de Saúde da Família (EFS). Também é necessário estar cadastrado na unidade e realizar uma consulta de avaliação multidimensional.

O documento contempla uma avaliação minuciosa da saúde do paciente, como informações pessoais e que serão utilizadas em toda a rede de saúde do município. Nele serão registrados peso, altura, pressão arterial, glicemia, uso de medicamentos contínuos, diagnósticos e informações prévias importantes sobre a saúde da pessoa idosa, dados antropométricos, avaliação de vulnerabilidade, identificação de dor, hábitos de vida e caderneta vacinal.

“Iniciamos a distribuição da caderneta do Idoso em todo município e orientamos que todas as pessoas acima de 60 anos retirem o documento. Ela é de extrema importância pois unifica todos os dados importantes para serem utilizados na rede do SUS, e, por disponibilizar dados importantes sobre o paciente, torna-se um prontuário ambulante “- explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. João Alberto Oliveira.

Por conter dados importantes sobre a saúde do paciente, a caderneta do Idoso pode ser utilizada em todo território nacional. O documento deverá ser atualizado anualmente na ESF de seu bairro ou sempre que realizar alguma consulta.