A Prefeitura Municipal de Saquarema deu início à campanha de vacinação antirrábica. A imunização de cães e gatos está sendo feita em diversos pontos da cidade. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as secretarias de Agricultura, Direitos dos Animais e Defesa Civil, visa imunizar os pets a partir de três meses de idade.

Os postos volantes de vacinação funcionam das 9h às 14h, oferecendo a oportunidade de proteger os pets contra a raiva, uma doença incurável e fatal.  Já no dia 26 de outubro, será realizado o Dia D da campanha, com vacinação em várias escolas e unidades de saúde, das 9h às 16h.

É importante ressaltar que, para a imunização, os cães devem estar com focinheira e coleira, enquanto os gatos devem ser transportados em bolsas apropriadas. Além disso, os animais devem ser acompanhados por pessoas maiores de 18 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que não é recomendado vacinar fêmeas grávidas, em cio ou amamentando, assim como animais que estejam doentes, prostrados, com diarreia ou infestação de pulgas e carrapatos, ou que estejam em tratamento com antibióticos.

Vale destacar que a raiva é uma doença que pode afetar qualquer mamífero, incluindo os seres humanos. Mesmo com a profilaxia antirrábica disponível, anualmente cerca de 59 mil pessoas morrem de raiva no mundo. Por isso, é fundamental vacinar os animais e garantir a proteção da comunidade.

Confira as datas e locais da campanha:

Postos volantes

08/10: Bacaxá – Praça da Bíblia

15/10: Tingui – Serra do Mato Grosso

22/10: Loteamento Alvorada

29/10: Guarani – Campo

05/11: Jardim – Barroso

Campanha Municipal – Dia D 26/10 – das 09h às 16h em:

E.M. Orgé – Itaúna – Avenida Oceânica, n.º 360, Itaúna

E.M. José Bandeira – Rua São Gonçalo, s/n.º, Boqueirão

E.M. Luciana Santana Coutinho – Rua Mauro Lenzi n.º 10, Porto da Roça

E.M. Carlos Vanderson – Rua 17 com 98, Jaconé