Buscando promover uma política tributária cada vez mais eficiente e ágil, valorizando o cidadão e utilizando de ferramentas disponíveis na atualidade, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Receita e Tributação (SMART), vem apresentando contínuas melhorias na arrecadação municipal. Este crescimento é importante para aumentar investimentos em áreas importantes como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana.

Com esta visão, a Prefeitura de Saquarema iniciou um amplo estudo e debates internos visando melhorar, modernizar e dinamizar o atendimento aos contribuintes, bem como incrementar a arrecadação das receitas próprias e as oriundas das transferências constitucionais.

Tal estudo foi o pontapé inicial para a implantação do DEC (Domicílio Eletrônico do Contribuinte), ferramenta que funciona como uma Caixa Postal Eletrônica onde a Prefeitura, através da SMART, envia comunicados oficiais aos contribuintes. Sua principal função é a comunicação por parte dos fiscais dos atos administrativos como: TIAF, notificações, avisos, autos de infrações, intimações, protocolos de documentos etc. Assim, o trabalho do corpo de auditores é feito, em regra, de forma eletrônica, podendo atingir muitos contribuintes de forma sistêmica, sem sair da repartição.

Com a implantação do DEC, Saquarema foi a pioneira no Estado do Rio de Janeiro. Hoje, a grande maioria dos municípios brasileiros ainda faz estes comunicados ou atos fiscais via correspondência ou pessoalmente, o que gera aumento de gastos e custos, além de maior morosidade no processo. Atualmente, o sistema de Domicílio Eletrônico do Contribuinte utilizado em Saquarema é padrão para demais cidades do país. Centros importantes como o Rio de Janeiro, Niterói e outras inúmeras cidades já estão usando o exemplo de Saquarema para implantação do Domicílio Eletrônico em seus municípios.

Além do DEC, a Prefeitura de Saquarema também implantou, de forma inovadora e revolucionária no Brasil, o sistema de Fiscalização Eletrônica. Essa ferramenta normatiza o Planejamento do Fisco Municipal orientando, de forma eletrônica, as Ações de Ordem de Fiscalização Planejadas, por impulso e para atender operações de “força tarefa”, utilizando a inteligência fiscal através de cruzamento de informações das secretarias estaduais de Fazenda e Receita Federal do Brasil.

A Gestão da Secretaria e o corpo de Auditores Fiscais passou a ser totalmente sistêmica e planejada. As principais características desta ferramenta são: Permite o planejamento fiscal e a utilização de inteligência fiscal de forma sistêmica; Permite o controle de todas as Ações Fiscais em andamento (Início e Fechamento); Permite a possibilidade de cruzamento de dados com a Receita Federal e com a Secretarias Estaduais de Fazenda; Permite consultas eletrônicas ao Planejamento Fiscal; Gera emissões eletrônicas de Ordens de Fiscalização; Está totalmente integrado ao DEC-Domicílio Eletrônico do Contribuinte.

Outra novidade, e que torna Saquarema o Município pioneiro no Brasil na implantação de sistema inteligentes, é o Processo Digital, sistema que complementa do DEC e a Fiscalização Eletrônica e que permite todo o trâmite processual de forma digital, trazendo mais conforto e comodidade ao cidadão, que não precisará se deslocar entre repartições públicas para dar andamento aos processos ou cumprir exigências e pendências dos mesmos.

Segundo o Secretário de Administração, Receita e Tributação, Hailson Alves Ramalho, as ferramentas disponíveis atualmente são importantes para as gestões municipais: “As prefeituras devem estar atentas na melhoria das receitas próprias e na obrigação de arrecadar, investindo e fortalecendo os setores de arrecadação e de tributos. E ainda, atentar e investir possibilitando que esta arrecadação ocorra com eficácia, com pessoal bem treinado e bem informado, com equipamentos de informática e soluções em sistemas que agilizem e organizem eletronicamente os cadastros e as cobranças”.

Todos os sistemas e controles existentes são capazes de prover a Prefeitura de informações inteligentes. As informações obtidas são avaliadas por um Núcleo de Inteligência Fiscal, capaz de analisar estas informações e transformá-las em ações eficazes que previnam a evasão e sonegação de receita.

Para mais informações, o empresário ou contador poderá entrar em contato por e-mail, no endereço: cif.dec@saquarema.rj.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support