Nesta quinta-feira, 09, técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia se reuniram para dar mais um passo para a implantação de políticas públicas voltadas à Educação Ambiental no Município. O encontro foi realizado no Centro Administrativo, no bairro Porto da Roça, e tratou da implantação do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA), que se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

No encontro, a bióloga Shantala Torres representou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e apresentou as diretrizes futuras do ProMEA à nova Secretária Municipal de Educação, Patrícia da Silva Oliveira, e sua equipe. Durante a apresentação, foi enfatizada a relevância da temática ambiental, abordada de maneira técnica e estruturada, tanto em contextos formais quanto não-formais.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gilmar Magalhães, enfatizou que um dos principais objetivos do programa é alinhar-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 4, que visa garantir uma educação de qualidade, incluindo a educação ambiental. Ele se comprometeu a seguir as diretrizes do Programa Nacional de Educação Ambiental e do Programa Estadual de Educação Ambiental para a implementação do ProMEA em Saquarema: “Embora este seja um programa de responsabilidade do poder público municipal, sua implementação e sucesso não são de competência exclusiva da Administração. Todos os setores da sociedade civil têm um papel fundamental para que esse objetivo seja alcançado. O engajamento, a conscientização e a participação da comunidade são essenciais para uma gestão ambiental eficaz! É crucial que todas as normas e orientações dos programas nacional e estadual sejam respeitadas, levando em conta as particularidades de Saquarema. A efetivação do ProMEA em nosso Município representará um marco significativo na política ambiental da nossa cidade!”, afirmou o secretário.

Uma Comissão Técnica foi estabelecida pela portaria 1.503/2024, publicada em 29 de novembro, composta por representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e da Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia. Essa comissão será responsável pela elaboração, implementação e monitoramento do ProMEA. Após a implantação do programa, o cidadão saquaremense terá um conjunto de ferramentas que possibilitem criar consciência para conviver de forma sustentável, entendendo a cadeia de impacto gerada por cada uma de suas escolhas. A ideia é apoiar, fomentar, organizar, sistematizar e articular iniciativas e projetos que promovam a melhoria das condições socioambientais e qualidade de vida da população, com o despertar do senso de responsabilidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support