A Prefeitura de Saquarema, em parceria com o SEBRAE-RJ, está implementando o programa “Cidades Empreendedoras”, que tem como objetivo a implementação de políticas de desenvolvimento na cidade, permitindo o aprimoramento do ambiente de negócio e facilitando o esforço de quem quer empreender.

Nesta quarta-feira, 11 de julho, os membros do Comitê Gestor do Programa estiveram reunidos para validar o Plano de Ação que será implementado na cidade. No encontro, dentro da metodologia RGE-3, teve como pauta principal a pactuação do Plano de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa – PMD.

A partir do diagnóstico feito durante a reunião, ocorrida no dia 20 de junho, foi criado o Plano Municipal de Desenvolvimento (PMD). Os membros do Comitê já foram definidos através do Decreto 1.794/2018, sendo estruturado na reunião desta quarta os NEO’s – Núcleo Executivo Operacional.  Estes estarão atuando em 7 Eixos. Dentre eles estão: Compras Públicas; Sala do Empreendedor; Desburocratização e Micro Empreendedor Individual; Educação Empreendedora e Ambiente Escolar; Agricultura Familiar; Ambiente de Negócios.

Com a implantação dos NEO’s, o programa terá núcleos responsáveis pelo acompanhamento das consultorias que comporão a execução do programa em cada eixo temático e serão responsáveis pelo levantamento das evidências que deverão ser inseridas na plataforma gamificada do programa.

A próxima reunião do programa Cidades Empreendedoras será realizada no dia 10 de agosto.

Saiba mais sobre o Cidades Empreendedoras

Além de Saquarema, participam deste 2º ciclo os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jardim, Maricá, Miguel Pereira, Paraty, Queimados, Resende, São João da Barra, São João de Meriti e São José do Vale do Rio Preto.

No primeiro ciclo – 2017/18, cerca de 90% dos municípios participantes passaram a emitir alvarás para licenciamento empresarial online e integrado com os demais órgãos estaduais e federais; parte deles implantou a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos para disseminar o empreendedorismo nas escolas; e aumentaram o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores.