A Prefeitura de Saquarema deu mais um grande passo para fomentar o empreendedorismo na cidade. Nesta quarta-feira, dia 20, a Prefeita Manoela Peres assinou o Termo de Adesão ao Programa ‘Cidades Empreendedoras’. A cerimônia foi realizada no Gabinete na Prefeita e contou com a participação de membros do SEBRAE/RJ, secretários de governo e técnicos do Município.

Idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) por meio de um game entre os municípios envolvidos, o Programa ‘Cidades Empreendedoras’ atua em seis eixos: compras governamentais; implantação da Sala do Empreendedor; integração total do município à REDESIMPLES; criação e fortalecimento do Agente de Desenvolvimento; empreendedorismo nas escolas e harmonização das legislações municipais no âmbito dos negócios. Saquarema participa junto com outras 10 cidades fluminenses do 2º ciclo do Programa – 2018/2019.

O objetivo do Programa é institucionalizar políticas públicas de desenvolvimento para os pequenos negócios, por meio da efetivação de um Plano Municipal de Desenvolvimento, visando o fortalecimento do ambiente de negócios em Saquarema e engajando a gestão municipal na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

A partir da assinatura do Termo de Adesão, será montado um Comitê Gestor em Saquarema composto por secretários municipais de Governo, Fazenda, Administração, Planejamento, Saúde, Meio Ambiente, Educação e Procuradoria, além de agentes de desenvolvimento, lideranças empresariais, representantes do legislativo local e equipe do Sebrae/RJ. O Comitê se reunirá mensalmente para deliberar e aprovar as ações a serem implementadas na cidade.

A primeira reunião do Comitê Gestor será no dia 29 de junho, quando os participantes preencherão um diagnóstico refletindo a situação atual do município, a partir do qual várias questões serão trabalhadas com apoio de consultores especialistas. “Dou a certeza que nós estamos realmente empenhados nesse programa. Vamos continuar trabalhando para que Saquarema seja uma cidade atrativa para todos os empreendedores”, garantiu a prefeita Manoela Peres.

O comprometimento dos secretários e técnicos da Prefeitura será fundamental para o sucesso do programa, como destacou a coordenadora do Sebrae na Região dos Lagos, Ana Cláudia Vieira. Segundo ela, as ações do ‘Cidades Empreendedoras’ contribuirão para alavancar as micro e pequenas empresas de Saquarema. “Há diversas frentes de atuação do programa no sentido de desburocratizar os processos internos nas prefeituras e aumentar as compras com fornecedores locais, melhorando o ambiente de negócios e a geração de renda e a qualidade de vida na cidade”.

 

Saiba mais sobre o Cidades Empreendedoras

Além de Saquarema, participam deste 2º ciclo os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jardim, Maricá, Miguel Pereira, Paraty, Queimados, Resende, São João da Barra, São João de Meriti e São José do Vale do Rio Preto.

No primeiro ciclo – 2017/18, cerca de 90% dos municípios participantes passaram a emitir alvarás para licenciamento empresarial online e integrado com os demais órgãos estaduais e federais; parte deles implantou a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos para disseminar o empreendedorismo nas escolas; e aumentaram o percentual das compras governamentais com micro e pequenos fornecedores.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support