Com mais de 38 quilômetros de orlas de mar e lagoas, Saquarema desponta no cenário nacional com um vasto número de praias que são procuradas durante todo o ano. E, durante o verão, alta temporada no município, não foi diferente. Para ajudar banhistas e monitorar as praias, o Grupamento Marítimo de Saquarema (Salvamar) vem atuando constantemente em toda a orla da cidade.
Nos dois primeiros meses do ano, o Grupamento realizou 370 socorros em todo o município, sendo 114 em janeiro e 256 em fevereiro, período de maior demanda, por conta do carnaval. Destes, quatro foram vítimas de traumas e nenhum óbito foi registrado na cidade. A maior parte dos resgates foi realizado no posto ‘Base Igreja’, no Centro de Saquarema, seguido dos postos ‘Canal Igreja’, também no Centro, e Jaconé, na altura da Rua 96.
Durante todo o ano de 2017, foram realizados 435 socorros na orla da cidade. Com isso, a Prefeitura de Saquarema aumentou o investimento no grupamento, promovendo mais cursos de capacitação e instrução, além de intensificar a preparação e a parte física dos guarda vidas.
Ao todo, o Salvamar conta com 24 postos de salvamento na cidade, incluindo orlas marítimas e lacustres, como das lagoas de Saquarema e Jacarepiá. Para os próximos meses, o Grupamento Marítimo de Saquarema fará novos cursos para os guarda vidas, voltados ao treinamento, resgate, arrebentação, reboque, aulas de primeiro socorros e exercício físico.