No último sábado (11), a Prefeitura de Saquarema deu continuidade ao ciclo de capacitação em primeiros socorros para profissionais da educação. Todo o corpo técnico das creches e escolas municipais está recebendo instrução para efetuar os primeiros procedimentos de socorro e resgate com foco na Lei Lucas.

Saquarema foi o segundo município do Estado do Rio de Janeiro a implementar a capacitação em atendimento à Lei 13.722, sendo o primeiro de toda a Baixada Litorânea a concretizar essas ações. A capacitação começou no ano de 2022 e busca atender toda a Rede Municipal de Educação.

Excelentes resultados na prática

Renata de Souza Pinto, funcionária da Rede Municipal de Saúde, possui uma filha que estuda em escola pública municipal. Na última sexta-feira, 11, a menina de 07 anos se engasgou e precisou ser socorrida pelas funcionárias da unidade escolar. Por já terem recebido a capacitação na Lei Lucas, as profissionais aplicaram a Manobra de Heimlich (manobra para engasgo) o que fez com que a criança voltasse a respirar.

“Foi essencial o curso de Primeiros Socorros que os funcionários das escolas receberam. Hoje, graças a Deus e aos funcionários da escola, minha filha está bem. O agradecimento vai muito além dos funcionários… Vai para o olhar de quem percebeu o quanto é importante que os profissionais saibam tomar as primeiras ações. Esse conhecimento salvou a vida da minha filha”, informou Renata.

A parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação tem possibilitado grandes ações na cidade e, particularmente, o curso de primeiros socorros tem feito a diferença no cuidado com os alunos. As capacitações ocorrem em vários equipamentos de educação, obedecendo as agendas.