A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, dará início ao período de cadastramento do Programa Moeda Social Saquá. Criado através da Lei n° 2.189 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento social e econômico, auxiliar no combate a evasão escolar, além de estabelecer meios de minimização da pobreza e incrementar a geração de emprego e renda no município, o programa concederá benefício no valor de R$ 300,00 ( trezentos reais), pagos mensalmente, em forma de créditos e disponibilizados por meio de aplicativo de telefone celular ou cartão, que poderão ser utilizados para compras em estabelecimentos comerciais credenciados no município.

Para participar do programa é necessário residir na cidade há mais de cinco anos e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Estudantes matriculados no período noturno, em unidade escolar da rede pública de ensino, nos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de cursos preparatórios para o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), cuja família também esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ou que apresente os requisitos necessários para inscrição também podem se cadastrar.

O cadastramento será feito das 09h às 16h, nas unidades do CRAS da Raia, de Jaconé, do Rio de Areia, de Bonsucesso e de Sampaio Corrêa, de acordo com a inicial dos nomes. Necessário apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG ou qualquer documento com foto, CPF e Comprovante de Residência que comprove 5 (cinco) anos de moradia em Saquarema. O atendimento será realizado segundo calendário definido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social:

24 e 25/10 : A, B e F
26 e 27/10 : C, D e E
31/10 e 01/11 : G, H, I, J e K
03 e 04 /11: M, X, Y e Z
07 e 08/11: L, N, O, P e Q
09 e 10/11 : R, S, T, U, V, W

Outros benefícios

Além da Moeda Saquá, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social também dará inicio ao cadastro dos Programas “Renda Carinho de Mãe” e “Renda Carinho Especial”.

Renda Carinho de Mãe – Destinado a mulheres grávidas e puérperas (até que a criança complete 01 ano de idade), que pertençam a uma família com renda familiar de até 3 (três) salários mínimos, que morem na cidade e que participem de programas municipais de cuidados da saúde da mulher e da gestação. O valor do benefício será de R$100,00 (cem reais) mensais. Para realizar o cadastro, a gestante deverá apresentar a caderneta de acompanhamento com o tempo de gestação.

Renda Carinho Especial – Será destinado à Pessoa com deficiência, que pertença a uma família com renda familiar de até 3 (três) salários mínimos e que resida na cidade. O valor do benefício também será de R$100,00 (cem reais) mensais. Para realizar o cadastro, necessário o laudo ou atestado de pessoa com deficiência.

Endereços CRAS

CRAS RAIA –  Rua Maria Ferreira, 36 – Raia