A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, vai inaugurar o novo Centro de Operações e Controle, no bairro Porto da Roça. A unidade possui estrutura moderna, ampla, integrada aos principais sistemas de segurança do Estado do Rio de Janeiro.

Com salas e espaços administrativos, sala de reuniões, espaço para gabinete de crise e sala de monitoramento para até seis operadores, o centro possui estrutura para observar todo o município. “260 câmeras estão instaladas nas principais vias da cidade. Por elas, podemos acompanhar o trânsito, atuar em incidentes e em ocorrências policiais, além de muitos outros tipos de serviços. Isso representará um ganho na segurança pública da nossa cidade”, informou a Prefeita de Saquarema, Manoela Peres.

Além das câmeras das ruas, mais de 800 equipamentos instalados em escolas e demais prédios públicos também poderão ser acessados do novo Centro de Controle e Operações, acompanhando o dia a dia e auxiliando na segurança de alunos, professores e população em geral.

As novas câmeras do sistema de monitoramento possuem o que há de mais moderno, com tecnologia de visualização de alta qualidade e totalmente colorida, mesmo durante a noite e com baixa iluminação. O centro possui câmeras com alta capacidade de zoom, que não perdem a qualidade de imagem ao realizar aproximação, sendo também capaz de movimentar a direção da visão em 360º. Além destas, câmeras do tipo LPR (Licence Plate Recognition) identificam as licenças veiculares, informando em tempo real estes dados ao software de monitoramento.

“Todas as câmeras estão integradas a um sistema inteligente de monitoramento. Por exemplo: caso um carro que conste no sistema de veículos furtados passe por uma das nossas câmeras do tipo LPR, ela fará a leitura da placa e acionará as autoridades policiais, além de fazer todo o acompanhamento do veículo no município”, completou o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Evanildo Andrade.

A inauguração do Centro de Controle e Operações será na próxima quinta-feira, 05, às 19:30hs. O Centro está localizado na Avenida Saquarema, 3470, Porto da Roça (em frente à Clínica da Mulher).