Por conta das fortes chuvas que assolaram o Rio de Janeiro e atingiram o município de Saquarema, a Prefeitura encaminhou ontem, à Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei denominado “Auxílio Enchente”, com a finalidade de atender, temporariamente, exclusivamente às famílias saquaremenses que se encontram em vulnerabilidade social e que residam em áreas cujos domicílios tenham sido afetados por enchentes, deslizamentos ou desabamentos causados pela chuva, conforme atestado pela Defesa Civil. O projeto já foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

O auxílio, cujo valor é de R$3.000,00 (três mil reais), poderá ser utilizado para a aquisição de alimentos, produtos de limpeza, artigos pessoais, mobiliário residencial, eletrodomésticos e materiais de construção. O pagamento, em parcela única, será feito diretamente para o beneficiário, por meio de operação bancária realizada por instituição financeira oficial ou através de cartão de moeda social.

Quem pode receber

Para o recebimento, é necessário que a pessoa esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico; tenha renda per capita de até um salário mínimo; idade mínima de 18 anos ou seja emancipado; comprove residência no Município de Saquarema; e requeira o benefício junto às unidades de atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social até o prazo máximo de 30 (trinta) dias, a partir da publicação da Lei referente ao “Auxílio Enchente”.

Excepcionalmente, as famílias que foram afetadas por enchentes, deslizamentos ou desabamentos causados pelas fortes chuvas e que não possuírem CadÚnico deverão, no ato do requerimento do Auxílio nas unidades da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizar a sua inscrição junto ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Para elegibilidade e inclusão no benefício, terão prioridade pessoas que não possuem vínculo formal de trabalho, mulheres provedoras de família monoparental, famílias com idosos e pessoas com deficiência. Será concedido somente um auxílio para cada família em vulnerabilidade social que se enquadre nos critérios de concessão do benefício criado pela Lei.

A avaliação dos critérios de elegibilidade para o recebimento do benefício será de responsabilidade da equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Conforme informa a Prefeita Manoela Peres, já estão sendo tomadas as providências para viabilizar a ajuda às famílias que tiveram prejuízos: “As equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social já estão nas ruas visitando os locais afetados e fazendo o cadastro das famílias atingidas pelas chuvas, que também receberão a visita de assistentes sociais, para fazerem jus ao recebimento do auxílio que tem por objetivo minimizar os danos que essas pessoas sofreram. A Secretaria de Desenvolvimento Social também já está autorizada a adotar procedimento administrativo célere para a concessão de aluguel social, visando atender às necessidades emergenciais das pessoas que se encontrem desabrigadas em virtude dos temporais.”

Mais informações sobre o pagamento do “Auxílio Enchente” poderão ser obtidas nas redes sociais da Prefeitura de Saquarema.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support