A Campanha “Novembro Azul”, tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de promover uma mudança de paradigma em relação à ida do homem ao médico para realizar exame preventivo de toque.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, a Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de saúde elaborou um calendário com diversas ações de conscientização e prevenção da doença durante todo o mês de novembro. Além disso, no dia 19, a partir das 09h, nas Unidades de Saúde da Família (ESFs), acontecerá o “Dia D em Promoção da Saúde do Homem”, com a realização de diversos exames, ações de promoção e prevenção de saúde bucal, teste rápidos de IST e divulgação dos serviços disponíveis na rede municipal de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Dentre as maiores vítimas estão homens a partir dos 50 anos e pessoas com presença do câncer de próstata em parentes de primeiro grau (como pai, irmão ou filho).

A DOENÇA

O câncer surge a partir do funcionamento irregular da próstata, onde algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma incorreta, ocasionando na aparição de um tumor. Segundo a Fundação do Câncer, estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

O diagnóstico da doença é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos (toque retal) e do exame de sangue denominado Antígeno Prostático Específico (PSA). O toque retal é feito porque a glândula está localizada em frente ao reto e, no exame, o médico consegue perceber a textura dela e avaliar se há presença de caroços. Esse exame é rápido e pouco incômodo.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support