A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta quinta-feira, 16, uma reunião com os comerciantes, empresários e prestadores de serviço da cidade para ouvir demandas e apresentar projetos e ações. O encontro ocorreu no Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no Porto da Roça.

Diversos temas foram abordados pelos comerciantes, como a limpeza de ruas e galerias, horário para coleta de lixo e mobilidade/estacionamento. Já a Prefeitura apresentou a estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (atribuições, visão e projetos de atuação), além de ações para fomento de empregos e capacitação profissional.

“Já havíamos realizado encontros com alguns grupos do comércio de Bacaxá e tínhamos alguns apontamentos deles. Hoje, nesta reunião, pudemos trazer representantes do Município para trocar ideias e buscar solução de alguns problemas. Nossas próximas reuniões serão com os donos de restaurantes, pousadas e hotéis“, informou a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Paula Azem.

“Essas primeiras reuniões são importantes para ouvirmos as demandas de quem está na ponta. Nossas equipes farão ações integradas para melhorar ainda mais as condições das ruas e a coleta de lixo das áreas comerciais da cidade”, completou Lindonor Rezende, Secretário Municipal de Transporte e Serviços Públicos”.

Empregabilidade em Saquarema

No decorrer da reunião, a equipe técnica da Prefeitura de Saquarema apresentou o projeto Emprega Saquá, que terá diversas frentes de atuação voltadas à empregabilidade em Saquarema.

Nesta primeira fase, o Emprega Saquá será responsável por reunir as vagas de emprego das empresas de Saquarema. O empresariado poderá cadastrar a vaga e tirar dúvidas por meio do e-mail empregasaqua@gmail.com. A divulgação da vaga será feita em pontos da cidade com grande circulação de pessoas, como Prefeitura, Centro Administrativo, CRAS e CREAS, comércios, dentre outros. Uma lista de transmissão via WhatsApp também será criada, onde as pessoas irão se cadastrar para receber informações sobre as vagas existentes. Paralelamente, a Prefeitura de Saquarema está desenvolvendo uma plataforma web que reunirá todas as funcionalidades do Emprega Saquá em um único local.

“Temos várias vagas de emprego na cidade e não as reunimos em um único lugar. Com o Emprega Saquá, conseguiremos criar uma espécie de Banco de Empregos, aproximando o cidadão às vagas de trabalho existentes no município”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Em uma segunda fase, o Emprega Saquá firmará parcerias com o Centro de Capacitação Profissional Vinícius Vidal França para ampliar a oferta de cursos de capacitação e qualificação profissional aos moradores de Saquarema, dando maiores chances de inserção no mercado de trabalho.

No ano de 2022, dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência, apontam que Saquarema terminou o ano com saldo positivo na geração de empregos. Ao todo, foram 7.338 contratações e 5.930 demissões, deixando a cidade com um saldo positivo de 1.408 vagas de empregos criadas. Os destaques ficam para as áreas de Serviços, Comércio, Indústria, Construção e Agricultura.