A Prefeitura de Saquarema recebeu, neste sábado (27/07), 60 lixeiras produzidas através da reciclagem das lonas utilizadas na comunicação visual das estruturas do Oi Rio Pro. A doação foi feita pelo escritório regional da América Latina da World Surf League, que apresentou uma campanha com o conceito de “zero plástico descartável”.

Durante a etapa do mundial de surf em Saquarema, a Prefeitura e a WSL firmaram compromisso em causar o menor impacto ambiental possível ao meio ambiente. Desta forma, todos os plásticos de uso único foram abolidos, dando-se preferência ao uso de materiais que pudessem ser reciclados.

As lixeiras doadas pela WSL passarão por pinturas nas escolas públicas de Saquarema. Uma gincana será realizada entre os alunos para incentivá-los a atuar em ações de preservação ambiental.

“Saquarema recebeu uma etapa do mundial de surf nunca vista em toda a história. Tivemos recordes de público e uma organização que superou todas as expectativas. Trabalhamos em conjunto com a WSL para causar o menor impacto possível ao meio-ambiente. Desta forma, tivemos um campeonato livre de plástico, sem emissão de carbono e total respeito à natureza”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

No mesmo dia da entrega das lixeiras, uma limpeza foi feita na praia de Itaúna, em conjunto com o Ministério Público Federal, além de uma palestra sobre sustentabilidade e ecologia ambiental para alunos das escolas públicas de Saquarema. Um relatório completo com todas as ações realizadas durante a etapa brasileira evento foi entregue ao MPF, contendo as ações realizadas no evento.