A Prefeitura de Saquarema, em parceria com o SEBRAE – por meio da Coordenação Regional Lagos e a Área da Economia Criativa, promoverá o lançamento da minicoleção de artesanato “Janela Criativa”, dia 29 de novembro, às 17 horas, na Casa de Cultura Walmir Ayala.

Fruto de Edital da Prefeitura, lançado em prol do artesanato do município, o projeto capacitou 20 artesãs saquaremenses com diversas consultorias para desenvolvimento de produtos, abordando a utilização da identidade local, estratégias de comunicação, design gráfico, desenvolvimento de minicoleção, montagem de exposição, marketing digital, gestão financeira, bem como oficinas de vídeo, de foto e de Storryteling (técnica que ajuda a vender ideias de forma atraente e coerente).

O trabalho desenvolvido em Saquarema resgata a rica e potente iconografia do território e permite que os artesãos a traduzam em peças diferenciadas, com valor agregado e alinhadas às demandas de mercado. A exposição da minicoleção resgata um pouco do trabalho desenvolvido pelo Coletivo Janela Criativa, criado por mentes que se abriram para a criatividade e novas oportunidades.

A exposição da minicoleção, resultado desse trabalho, ficará aberta ao público de 30 de novembro até 30 de dezembro. Cada artesã vai expor 3 produtos confeccionados com base na “Iconografia do Artesanato de Saquarema”, criada a partir de visitas técnicas realizadas pelo grupo aos atrativos culturais, históricos, turísticos, naturais e esportivos do município. Há trabalhos de costura criativa, bordados, crochê, macramê, trabalhos em biscuit, artesanato sustentável, bijuterias, tapeçaria e muitas outras técnicas elaboradas a partir desse conceito.

Economia criativa e artesanato

O trabalho desenvolvido em Saquarema resgata a rica e potente iconografia do território e permite que os artesãos a traduzam em peças diferenciadas, com valor agregado e alinhadas às demandas de mercado. Um pouco do trabalho desenvolvido pelo Coletivo Janela Criativa, criado por mentes que se abriram para a criatividade e novas oportunidades.

Os projetos de economia criativa do SEBRAE – RJ estimulam o desenvolvimento das localidades e dos pequenos negócios que compõem os segmentos criativos, por meio de ações de capacitação, inovação, formação de redes e acesso a mercados, gerando oportunidades e novos modelos de desenvolvimento sustentável. Neste contexto, o artesanato, uma das mais ricas formas de expressão da cultura de um povo, é uma atividade que traduz a diversidade cultural local e que representa a história do país.

Considerando o potencial produtivo e a capacidade criativa dos artesãos, o artesanato também contribui para o desenvolvimento econômico das comunidades locais, pois gera uma quantidade relevante de ocupações seja na produção ou na comercialização. Promove o resgate cultural e o fortalecimento da identidade regional, tendo também uma grande interface junto ao turismo, uma vez que a competitividade de um destino muitas vezes está relacionada à diversificação e qualificação de produtos que valorizam suas manifestações culturais e tradicionais.

A Casa de Cultura Walmir Ayala fica na Rua Coronel Madureira, 88, no Centro de Saquarema; e a exposição “Janela Criativa” poderá ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 17h, com entrada gratuita.