A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um novo relatório nessa segunda-feira, 9, em que consta que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens no mundo todo.  Os dados são preocupantes, mas a OMS relata que, a cada 10 casos de suicídio, 9 podem ser evitados.

A conscientização é um passo fundamental para a prevenção. Nesse sentido, a Prefeitura de Saquarema, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) promoveu, no dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (10/09), palestras sobre esta situação.

Na ocasião, foi explicada a dimensão do problema e como identificar se alguém está deprimido, através de sinais sutis que podem ser notados. Além disso, folhetins que contém números de emergência e ajuda foram distribuídos para todos que estiveram presentes.

A Prefeita Manoela Peres acompanhou a palestra sobre a prevenção ao suicídio na Praça de Santo Antônio. “Depressão é uma doença que pode acometer todo mundo, até mesmo dentro da nossa família. Às vezes nós precisamos de um olhar mais apurado para reconhecer essa doença. Por isso o trabalho dos psicólogos é tão importante, porque são pessoas que podem oferecer essa ajuda profissional”, afirmou a Prefeita.

Ainda de acordo com a pesquisa da OMS, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida. Já no Brasil, uma estimativa feita pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) revela que uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos.

As palestras promovidas pela NASF e pelo CAPS aconteceram também na escola Gustavo Campos, onde alertaram também sobre a automutilação. O Setembro Amarelo é uma campanha tem o objetivo de abrir um debate sobre a depressão e suicídio, já que mesmo com tantos casos, crescentes a cada ano, ainda existe enorme tabu para falar sobre o problema.