A Prefeitura de Saquarema, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizou, nesta quarta-feira (18/05), o 1⁰ Congresso em Proteção e Defesa Civil Municipal. O evento, que aconteceu no Teatro Municipal Mário Lago, reuniu as Defesas Civis dos Municípios que fazem parte da Região Litorânea do Estado, além do Centro de Monitoramento de alerta e desastre naturais.

“Nós vimos a necessidade em apresentar alguns assuntos sobre a gestão de riscos e desastres, para que aqueles que vivem aqui tenham condições de suportar aos eventos adversos, sejam eles naturais ou provocados pelo homem. Assim, neste conceito, que foi o tema deste congresso: Defesa Civil Somos Todos Nós!”, declarou o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Pedro Paulo da Silva.

Durante o evento, os agentes participaram de diversas palestras. O Tenente Coronel BM Luiz Fernando Nunes Shinkado apresentou a primeira conversa, com o tema “Gestão de Proteção e Defesa Civil na Lei 12.608 – Política de Proteção e Defesa Civil (PNDEC) de 10 de abril de 2012”. Já o Major Wellington Silva de Oliveira, apresentou uma palestra a Integração dos Órgãos Setoriais Municipais na Gestão de Risco e Desastres.

Por fim, a palestra sobre uma palestra sobre o Monitoramento de Alerta e Alarmes para Desastres Naturais no Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e a integração dos entes federativos. foi ministrada pelo Tenente Coronel BM Alexander Antony Barrera. Para fechar o evento, todos os palestrantes que participaram do Congresso receberam certificados pela participação.