A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar na quinta-feira, 23, o evento em prol da campanha Junho Violeta, que alerta sobre a violência contra a pessoa idosa.

O mês de junho traz o alerta sobre a violência cometida contra a pessoa idosa. Estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o mês tem por objetivo sensibilizar a sociedade em prol do combate à violência contra idosos e a disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos.

De acordo com os dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, no primeiro semestre do ano passado foram registrados pelo Disque 100, mais de 33 mil casos de violência contra idosos. Vale ressaltar, que a violência contra os idosos tem muitas faces, como: violência física, psicológica, institucional, patrimonial, sexual e também a negligência, o abuso financeiro e discriminação. Em todo país, é possível denunciar a violência pelo Disque 100.
O evento com o tema “Aperfeiçoamento ao Cuidado à Saúde do Idoso” será realizado no Teatro Municipal Mario Lago, das 8h às 12h. O encontro é voltado para familiares que cuidam dos idosos, cuidadores de idosos e instituições de longa permanência e as inscrições serão feitas de forma on-line.