A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um seminário em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A ação acontecei no polo da Universidade de Vassouras, em Bacaxá, e reuniu profissionais e estudantes da área de saúde, nutrição e serviço social, além de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde.

Durante o evento, diversos profissionais do Programa Municipal de Tuberculose palestraram e passaram informações aos presentes. 119 pessoas estiveram no evento que tinha como principal objetivo a conscientização sobre a Tuberculose e a importância do cuidado e prevenção da doença.

Em Saquarema, o Programa Municipal de Tuberculose realiza um trabalho contínuo junto à Rede Municipal de Saúde. O programa oferece acolhimento, consultas e medicação, de forma gratuita, além do apoio da equipe multifuncional do programa. No local, a equipe médica do programa solicita os exames que são encaminhados ao Laboratório Municipal para diagnóstico da doença.

Os principais sintomas da Tuberculose são: tosse seca e com catarro por mais de 3 semanas; febre baixa à tarde; suor noturno; emagrecimento; falta de apetite; palidez e fraqueza. A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção. O tratamento só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

O Programa Municipal de Tuberculose funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 16 horas, na Rua Waldir Macedo da Silva 180 casa 1, Verde Vale.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support