Lembrando o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou na segunda-feira (03), o I Fórum da Pessoa com Deficiência, no Centro de capacitação Profissional do município.

“Fortalecendo Parcerias” foi o subtema abordado do Encontro, que reuniu cerca de 450 pessoas, entre funcionários da educação, pais e responsáveis, membros de conselhos, funcionários da saúde, do desenvolvimento social, estudantes, representantes do Lar das Crianças Especiais de Saquarema (Laces) e da Pestalozzi. No período da manhã, o Mestre em direito e especialista em direitos da pessoa com deficiência, Dr Gonzalo Lopes, destacou as “Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência: Leis e Práticas”. Na parte da tarde, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos apresentaram diversos temas referentes à Educação Especial, entre eles, recursos educativos na tecnologia, inclusão em ambiente de trabalho, surdocegueira e tecnologia assistiva. O auditório ficou lotado durante todo o evento, com participação ativa do público.

“O fórum contribuiu para falar do quão maravilhoso é incluir e transformar a vida de uma pessoa, de uma família, de toda uma sociedade. Que incluir não é somente um ato de amor, é um ato de direito. Que qualquer pessoa é única, a deficiência é condição, não é permanência, não é conceito imutável e cada vez mais, não é destino. Foi uma oportunidade de reunir vários segmentos para falar de inclusão e incentivar ações e atitudes transformadoras, parcerias cada vez mais produtivas, conhecimentos, ânimo e motivação.”, avaliou a Coordenadora de Educação Especial, Luana Schwarcfuter.

Durante o Fórum, os participantes ainda puderam visitar as Salas de Recursos, conhecer um pouco mais da atuação do Programa de Apoio ao Educando (PAE) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na educação infantil. O encontro terminou com apresentação e debate da meta da Educação Especial do Plano Municipal de Educação (PME). Quem participou do Fórum, pode solicitar a emissão do certificado, clicando no link abaixo:

Clique aqui para solicitar seu certificado

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support