A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciará na próxima semana, dia 09 de julho, as inscrições para dois novos cursos no Centro de Capacitação Vinícius Vidal França.

Os cursos são voltados aos jovens que buscam ingressar em concursos para o CFN – Corpo de Fuzileiros Navais e EAM – Escolas de Aprendizes-Marinheiros. O fuzileiro naval é um soldado combatente. Sua função é exclusivamente combativa – diferente do marinheiro, que tem como função auxiliar nas rotinas da embarcação. Os fuzileiros navais são considerados uma tropa de elite das Forças Armadas, pois passam por seleção mais criteriosa e recebem um treinamento mais extenso e exaustivo. As Escolas de Aprendizes Marinheiros são estabelecimentos de ensino militar que tem o objetivo de formar Marinheiros para o Corpo de Praças da Marinha. Atualmente existem escolas em Fortaleza, Recife, Vitória e Florianópolis.

As inscrições para o curso serão realizadas de 09 a 19 de julho, das 14h às 19h, no Centro de Capacitação Vinícius Vidal França, que fica na Rua Tiá Mello, 25, em São Geraldo, Bacaxá. As aulas serão iniciadas dia 05 de agosto de 2019. Os interessados devem apresentar os seguintes documentos, no ato da matrícula:

• Xerox da Identidade ou Certidão de Nascimento
  • Xerox do Comprovante de Residência
  • Xerox da Declaração Escolar ou Certificado de Conclusão
  • 1 foto 3×4

Confira, a seguir, os pré-requisitos para ingresso em cada Escola Militar:

CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

• ser brasileiro, do sexo masculino;
  • ser voluntário;
  • ter concluído, com aproveitamento, o ensino médio ou curso equivalente, em estabelecimento de ensino reconhecido oficialmente. Caso seja portador de documentação escolar expedida por instituições estrangeiras, deverá apresentar declaração de Equivalência ao Ensino Médio emitida pelo órgão competente da Secretaria de Estado de Educação;
  • ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m;

ESCOLAS DE APRENDIZES – MARINHEIROS

• ser brasileiro nato ou naturalizado, do sexo masculino;
  • não ser casado ou ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola de Aprendizes-Marinheiros;
  • ter 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2020, nos termos da Lei nº 12.704, de 08 de agosto de 2012; e
  • ter concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio até a data prevista no Calendário de Eventos para a incorporação na EAM para qual foi designado