A Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria de Educação promoverá o curso “Incluir”. Ministrado pela Subsecretaria de Inclusão Educacional, o curso, será realizado em três módulos, onde temas como a deficiência intelectual, deficiência sensorial e o transtorno do espectro autista (TEA) serão abordados.

Voltado para professores da Rede Municipal de Educação de Saquarema e profissionais que atuam nas unidades escolares, o curso também abordará a inclusão nas unidades escolares, o atendimento educacional especializado, além do plano educacional individualizado.

“A importância da inclusão no universo escolar” será o tema do primeiro módulo, que terá início no dia 26 de setembro e será ministrado por Jane Portugal, Raquel Castro e Fátima Coutinho que irão falar sobre um novo olhar para a deficiência intelectual, como colaborar com o processo de inclusão e o uso de materiais adaptados na aprendizagem.

Com início em outubro, o segundo módulo abordará o tema “Conhecendo as deficiências sensoriais” e contará com a participação de Fernanda Coutinho, Beth Canejo e Viviane Regina Gonçalves que trazem questões como mitos e verdades sobre a vida de quem não vê, aspectos fundamentais sobre deficiência visual e experiências vividas na trajetória da surdez como profissional.

O terceiro e último módulo,” Compreender para incluir” será realizado no mês de novembro e será ministrado por Fernanda Barros, Nathalia Belmonte e Ana Pravato. Assuntos como a participação da família na escola, sinais e diagnósticos do autismo e técnicas para o transtorno de aprendizagem encerram o curso.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas AQUI.

Cursos gratuitos para público em geral

Através do Edital 02/2022, a Prefeitura de Saquarema vai oferecer mais 175 vagas para diversos cursos de inclusão.  Além dos professores da Rede Municipal de Educação de Saquarema e profissionais que atuam nas unidades escolares, familiares de pessoas com deficiência e demais membros da comunidade saquaremense podem se inscrever.

Serão oferecidas vagas para os cursos de Comunicação Aumentativa Alternativa no Autismo (CAA), com aulas presenciais; Transtorno Opositor Desafiador (TOD), com aulas remotas; Bullying (aulas remotas); e Autismo (aulas presenciais).

Não é exigida escolaridade mínima para nenhum dos cursos, porém, sugere-se ter o Ensino Médio completo; o interessado deverá ter mais de 18 anos e acesso à internet. Com aulas completamente gratuitas, os cursos variam de oito semanas a dez semanas e todos possuem certificado ao término do curso.

O edital poderá ser consultado no link abaixo:

Edital 02/2022 – Cursos Secretaria de Educação

Para realizar as inscrições, clique aqui. O período de inscrições é de 19 de setembro a 22 de setembro. Para dúvidas e informações, a Secretaria de Educação disponibiliza o e-mail da Subsecretaria de Inclusão Educacional: inclusaoeducacional@smec.saquarema.rj.gov.br