Nesta semana, a Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma ação do projeto “Caderneta Ok”. Elaborado pelas equipes de Promoção da Saúde e Direção de Atenção Básica, em parceria com o Programa Municipal de Imunização (PMI), o projeto busca promover a atualização das cadernetas de vacinação das crianças do município e sensibilizar os pais e responsáveis para que as mantenham atualizadas.  Além disso, a inciativa visa encontrar crianças que não receberam a imunização de rotina, reverter as baixas coberturas vacinais e tomar as medidas para que elas cresçam protegidas de doenças evitáveis.

Na ação que aconteceu na Creche Tia Juracy, no bairro de Itaúna, as equipes de Promoção da Saúde, Programa Municipal de Imunização e das ESFS verificaram os cartões de vacinação e aplicaram os imunizantes necessários, conforme autorização dos pais ou responsáveis.

Em todas as visitas, a aplicação da vacina é feita próximo ao final do turno, para que os pais ou responsáveis autorizem e acompanhem a imunização dos pequenos.   É imprescindível que os pais ou os responsáveis pelas crianças vacinadas continuem aplicando os imunobiológicos (exemplo: segundas, terceiras doses e reforços), nas unidades de saúde.