A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia, iniciou o projeto EPES+40 Tech. A ação busca combater o analfabetismo digital em pessoas com mais de 40 anos e que são moradoras da cidade. As aulas são oferecidas na Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema, situada no Fly Shopping, na Rodovia Amaral Peixoto, km 71, em Bacaxá.
Embora a tecnologia digital esteja amplamente difundida em nossa sociedade, o analfabetismo digital ainda é uma realidade que ainda atinge muitas pessoas ao redor do mundo. Esse desafio não é apenas local, é global, mas Saquarema se destaca ao dar um passo importante para mudar essa realidade em nossa cidade.
Pensando nisso, a Prefeitura, em parceria com a Casa Brasil, deu início a uma iniciativa transformadora para promover a inclusão digital em nossa cidade. O projeto EPES+40 Tech chega para marcar uma nova fase de empoderamento e aprendizado, especialmente para as pessoas com mais de 40 anos, que frequentemente encontram barreiras no mundo digital. Nesta semana, a Prefeita Lucimar Vidal participou da aula inaugural da primeira turma do projeto.
“Estou feliz em participar deste momento de grande importância. Hoje, a tecnologia está avançando rapidamente e não podemos deixar que as pessoas fiquem para trás. Por isso iniciamos este projeto. O EPES 40+ Tech atenderá um grupo que por muitas vezes não tem acesso às novidades tecnológicas e, por conta disso, ficam excluídos do mercado de trabalho. Agora, poderemos suprir essa demanda e apresentar as principais plataformas digitais que são utilizadas em nossa sociedade, tudo de uma forma bem didática para os adultos e idosos”.
O que é o EPES+40 Tech?
O EPES+40 Tech faz parte da contrapartida social da Casa Brasil com a Prefeitura de Saquarema. Ao longo deste ano, o projeto oferecerá 300 vagas para pessoas com mais de 40 anos, com foco no nivelamento digital, proporcionando aos participantes conhecimentos essenciais sobre programação, empreendedorismo e as ferramentas tecnológicas que hoje são essenciais para o dia a dia e o mercado de trabalho.
Em um mundo cada vez mais digital, aqueles que não dominam as ferramentas tecnológicas ficam à margem de uma série de oportunidades. Seja para se comunicar, aprender, empreender ou acessar serviços, a falta de familiaridade com a tecnologia pode ser um obstáculo significativo. O EPES+40 Tech surge como uma resposta a essa lacuna, permitindo que os participantes adquiram as habilidades necessárias para navegar no universo digital com confiança.
O projeto visa, mais do que ensinar o uso de dispositivos e softwares, proporcionar a verdadeira inclusão digital. Queremos que cada participante se sinta preparado para enfrentar os desafios da modernidade, independentemente da sua idade. Afinal, nunca é tarde para aprender e crescer.
Como Participar?
O projeto oferecerá 300 vagas para pessoas com mais de 40 anos interessadas em aprender mais sobre o universo digital. Para garantir a sua participação, basta entrar em contato com a Secretaria da Escola de Programação de Saquarema, que fornecerá todas as informações necessárias.
Atualmente, a EPES possui 300 alunos da Rede Municipal de Educação que desenvolvem atividades voltadas à programação digital e ao empreendedorismo. Com ciclos de formação que possuem dois anos, a unidade capacita os alunos para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais amplo e tecnológico. Além de fornecer habilidades técnicas essenciais, a EPES também está focada no desenvolvimento do pensamento crítico, da resolução de problemas e do trabalho em equipe.