A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (11), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

O primeiro grupo receberá o imunizante na semana de 11/04. Neste período a vacinação será realizada em pessoas acima de 60 anos; crianças de 6 meses a menores 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puérperas (até 45 dias após o parto); Povos Indígenas e Imunossuprimidos.

Já na semana de 17 de abril, a vacinação será para os profissionais da saúde e educação; Pessoas com deficiência permanente; Pessoas com comorbidades; Profissionais de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Profissionais portuários; Profissionais das forças de segurança e salvamento; Profissionais das forças armadas; Profissionais do sistema prisional e população privada de liberdade.

A vacinação já está disponível em todos os postos de saúde do município, das 09h às 16h.

É importante alertar à população que NÃO serão vacinadas as pessoas fora destes grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos, conforme o cenário epidemiológico. Sendo assim, o Programa Municipal de Imunização (PMI) busca desenvolver um trabalho em parceria com a Atenção Básica, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador e neste esforço alcançar coberturas vacinais adequadas para a proteção da população em vulnerabilidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support