A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a Campanha de Vacinação Antirrábica no município. A edição de 2022 contará com imunizações em postos volantes, durante os meses de agosto, setembro e outubro, em diversos pontos da cidade e com a realização do Dia D, no dia 24 de setembro.

A campanha terá início na próxima terça-feira, dia 16 de agosto, no Centro de Saquarema e seguirá nos demais bairros. A imunização dos pets, no posto volante, acontecerá das 09 às 14 horas.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade. Fêmeas grávidas ou no cio não serão vacinadas (pois o estresse temporário da vacinação poderá ocasionar o aborto). Animais prostrados, com diarreia, com infestação de carrapatos ou pulgas ou bichos que estejam tomando antibióticos também não poderão receber o imunizante.

Vale ressaltar que os animais devem ser levados por pessoas maiores de 18 anos. Animais conduzidos por crianças não serão vacinados pelas equipes de saúde. Além disso, é obrigatório que os cachorros estejam com focinheiras e coleiras e os gatos sejam transportados em bolsas pet. Em caso de fuga, a Secretaria Municipal de Saúde não se responsabiliza por animais que não estiverem de acordo com as instruções informadas.

A raiva é uma doença incurável e fatal em 100% dos casos, que pode acometer qualquer animal mamífero, incluindo o ser humano. A vacina é a única prevenção para essa enfermidade, portanto, para evitar esse problema, não deixe de vacinar o seu pet.

Confira o cronograma da campanha de vacinação:

AGOSTO

16/08 – Centro de Saquarema – 09h às 14h