A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Organização Social Prima Qualitá, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 12, o CAPS-AD de Saquarema. Localizado na Rua Adolfo Bravo, 77, em Bacaxá, a unidade, que é a segunda do tipo na região da Baixada Litorânea, já está em funcionamento e é um serviço de saúde voltado ao atendimento de pessoas que fazem uso de maneira abusiva de álcool e outras drogas.

O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) é um dispositivo de desinstitucionalização. Antes da criação dos CAPS, as pessoas que tinham algum transtorno mental eram excluídas da sociedade e/ou levadas para manicômios. Os CAPS surgiram com o intuito de ressocializar essas pessoas e oferecer o tratamento devido pra elas, com orientações e acompanhamentos médicos e psicológicos.

O CAPS-AD é a segunda unidade de Centro de Atendimento Psicossocial do município. A designação AD é uma das categorias de CAPS, sendo voltado para pessoas que fazem uso e abuso de álcool e outras drogas. A primeira unidade do CAPS de Saquarema, que também funciona na Rua Adolfo Bravo, atende aos pacientes com casos de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

Funcionando de 08 às 17 horas, o CAPS-AD de Saquarema opera com uma equipe multidisciplinar composta  por psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional e oficineiros, profissionais que realizam oficinas terapêuticas como dança, música e artesanato, com o intuito além de ressocializar os pacientes, também de estimular a criatividade e de ensinar um ofício para os usuários, estimulando incentivando a geração de renda.