A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a construção do novo posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Mato Grosso. A nova unidade de saúde, que está sendo erguida na Rua Ezequias Teixeira de Souza, atenderá aos moradores do bairro e redondezas.

A unidade contará com amplas salas, terá novos equipamentos para atendimento ao paciente e mais conforto para os usuários e profissionais de saúde. A nova ESF contará com atendimento odontológico, coletas para exames laboratoriais, vacinas e acompanhamentos para diabéticos, hipertensos, gestantes (pré-natal) e recém-nascidos. A UBS também contará seis Agentes Comunitários de Saúde, que trabalharão preventivamente com visitas e atendimentos domiciliares às famílias cadastradas dos bairros de atuação, e Médicos de Saúde da Família, que visitarão os pacientes que não podem ir à unidade de saúde.

Nesta etapa, os serviços estão concentrados na finalização do sistema elétrico, revestimentos internos e externos e colocação das esquadrias. A previsão é de que a obra seja concluída no segundo semestre de 2024. Após o término da construção, a Secretaria Municipal de Saúde fará o aparelhamento da unidade, com a colocação de móveis e demais equipamentos necessários para o funcionamento do local.

Com a construção do novo posto, a Prefeitura ampliará a cobertura da Saúde da Família no município de Saquarema. Atualmente, a Prefeitura de Saquarema conta com 17 postos de Estratégia de Saúde da Família e outros 4 postos estão em fase de construção nos bairros Boqueirão, Verde Vale, Guarani e Madressilva. Já os postos dos bairros Palmital e Rio Mole serão reformados e ampliados, aumentando a capacidade de atendimento das unidades.