Em alusão à campanha Outubro Rosa que marca o mês de prevenção e controle do câncer de mama, a Prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação de atividades durante o mês de outubro.

A meta da campanha é difundir informações e estimular a conscientização sobre a doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o tipo de câncer com maior incidência entre as mulheres e é a primeira causa de morte pela doença em mulheres no país, sendo a mais frequente em quase todas as regiões brasileiras.

Com o objetivo de incentivar as mulheres a fazerem o autoexame, durante todo o mês, ações de orientações sobre os serviços disponíveis na rede municipal de saúde, rodas de conversas, distribuições de camisas e laços temáticos serão realizadas no município. Além disso, no dia 24, das 09h às 17h, a Secretaria da Mulher em parceria com a Secretaria de Saúde, juntamente com PAISMCA, irá realizar o “Dia D em Promoção da Saúde da Mulher”, com divulgação dos serviços e disponibilização de agendamento de mamografia, teste rápidos de IST, informações sobre hanseníase, tuberculose e tabagismo, disponibilização de vacinas com PNI, orientações nutricionais e promoção da saúde.

Confira a programação completa:

05/10 – 14h Abertura da Campanha na Câmara Municipal

07/10 – 09h Ação de prevenção e orientação com servidores da Prefeitura

10/10 – Pacientes oncológicas visitam o novo Hospital Municipal

11/10 – 09h Palestra no CAMIS

11/10 – 09h Atividades nos CRAS com orientações sobre serviços disponíveis no município.

13/10 – 09h Atividades nos CRAS com orientações sobre serviços disponíveis no município.

14/10 – 07h Roda de conversa com trabalhadoras braçais da Secretaria de Transporte.

17/10 – Atividades com os servidores e usuários do Centro de Convivência com orientações sobe serviços disponíveis no município.

18/10 – 09h Atividades nos CRAS com orientações sobre serviços disponíveis no município.

19/10 – Atividade na Câmara Municipal em parceria com a Secretaria da Mulher.

20/10 – 09h Atividades na Praça Santo Antônio, em Bacaxá, com orientações sobre serviços disponíveis no município.

24/10 – 09h Dia D em Promoção da Saúde da Mulher, na Praça do Bem Estar, com divulgação dos serviços e disponibilização de agendamento de mamografia, IST com testes rápidos, informações sobre hanseníase, tuberculose e tabagismo, disponibilização de vacinas com PNI, orientações nutricionais e promoção da saúde.

25/10 – 09h Atividades nos CREAS com orientações sobre serviços disponíveis no município.

26/10 – 15h Atividade de encerramento da campanha para pacientes oncológicas do CAPO, na casa de festas Cinea, em Saquarema.

27/10 – 09h Ação com Psicóloga e Educadora física da Promoção da Saúde, na Subsecretaria de Saúde.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support