A Prefeitura de Saquarema recebeu nesta segunda-feira, 14, o trabalho final do Inventário Turístico Municipal. O material foi entregue pelo SEBRAE-RJ, órgão que em parceria com a Prefeitura, foi o responsável por toda a pesquisa feita na cidade.

O objetivo do Inventário Turístico é promover a coleta, identificação e registro de atrativos, serviços e equipamentos turísticos do município, bem como toda a rede de infraestrutura e apoio ao Turismo na cidade. Ao longo do projeto, foi utilizada a metodologia de pesquisa do Ministério do Turismo, que recentemente classificou Saquarema como município de categoria B na rota do turismo nacional.

O Mapa do Turismo realiza a categorização dos municípios turísticos, utilizando notas que vão de “A” a “E”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

“Depois de muito trabalho em um ano atípico, chegamos ao fim do Inventário Turístico. Agora, poderemos ter uma noção real do que a cidade pode oferecer ao turista, bem como aquilo que precisaremos melhorar. Vamos aproveitar esta oportunidade para melhorar e profissionalizar, cada vez mais, o trade turístico de Saquarema, gerando renda e empregos de qualidade à população”, afirmou o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Castro.

“O Inventário foi construído em parceria com o Poder Público e a iniciativa privada. Temos uma boa relação com o Saquarema Convention Bureau, Lions Club e outros grupos da cidade, o que permitiu obter informações de forma rápida e eficiente. Buscamos, nesse inventário, retratar Saquarema da forma mais fidedigna”, informou a Coordenadora do Sebrae na Região dos Lagos, Ana Cláudia Melo Vieira.

De posse dos resultados do Inventário Turístico, as equipes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo retomarão as conversas e planejamentos com o setor turístico da cidade para implantar projetos que busquem a melhoria do Turismo na cidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support