Chegou a hora de vacinar o seu bichinho de estimação!

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a Campanha de Vacinação Antirrábica no município nos dias 20 e 27 de outubro (próximos sábados) em diversos pontos do município.

A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.

Descrição da raiva:

• é uma zoonose causada por vírus;
  • envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução da doença;
  • todos os animais mamíferos são suscetíveis à doença;
  • a imunidade pode ser adquirida através da vacinação.

Em áreas urbanas, o cão é o principal alvo na transmissão da doença. No entanto, é necessário lembrar, que com o aumento da população felina, o gato passou a ser um dos principais transmissores da doença. Por esse motivo, é bom lembrar que é necessário imunizar cães e gatos.

Não deixe de vacinar o seu cão ou gato. Confira, abaixo, os locais e horários de vacinação em Saquarema.