Chegou a hora de vacinar o seu bichinho de estimação!

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a Campanha de Vacinação Antirrábica no município nos dias 20 e 27 de outubro (próximos sábados) em diversos pontos do município.

A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.

Descrição da raiva:

  • é uma zoonose causada por vírus;
  • envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução da doença;
  • todos os animais mamíferos são suscetíveis à doença;
  • a imunidade pode ser adquirida através da vacinação.

Em áreas urbanas, o cão é o principal alvo na transmissão da doença. No entanto, é necessário lembrar, que com o aumento da população felina, o gato passou a ser um dos principais transmissores da doença. Por esse motivo, é bom lembrar que é necessário imunizar cães e gatos.

Não deixe de vacinar o seu cão ou gato. Confira, abaixo, os locais e horários de vacinação em Saquarema.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support