Após lançar o programa Bolsa Permanência, que concede uma ajuda de custo para alunos do programa Conexão Universitária, a Prefeitura de Saquarema, através do Decreto nº 2385, de 31 de agosto de 2022, regulamentou o Auxílio Universitário, benefício criado nos mesmos moldes, mas destinado aos alunos do município que estejam cursando o ensino superior em faculdades públicas ou privadas.

Têm direito ao benefício os estudantes que se enquadrem nas exigências do Decreto e residam no município de Saquarema por no mínimo 5 anos, em período imediatamente anterior ao requerimento, e que possuam renda de até dois salários mínimos por membro da família. Também é necessário que os alunos estejam matriculados em instituições de ensino superior, em curso presencial, e não podem ser beneficiários da Bolsa Permanência. Estudantes da modalidade Ensino à Distância – EAD não são contemplados pelo programa. Entre as obrigações dos bolsistas, está manter a frequência mínima de 75% nas aulas ministradas.

As bolsas serão ofertadas da seguinte forma:

Auxílio Universitário Integral – R$ 1.600,00 – Destinado aos estudantes matriculados em cursos de tempo integral, em instituições de ensino com distância superior a 120 km de Saquarema, desde que o curso não seja ofertado no município.

Auxílio Universitário Parcial – R$ 800,00 – Destinado aos estudantes matriculados em cursos de tempo integral, em instituições de ensino localizadas até 120 km de Saquarema.

Auxílio Universitário Social – R$300,00 – Destinado aos estudantes matriculados em curso de tempo não integral, desde que o aluno ou o familiar declarado na inscrição tenha cadastro no CadÚnico, do Governo Federal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os auxílios Integral e Parcial serão pagos mediante depósito mensal, em conta corrente ou poupança – exceto conta fácil ou conta salário. Já os inscritos no Auxílio Universitário Social, receberão o valor por meio da Moeda Social Saquá.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro, na sede do programa Conexão Universitária, de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. Para realizar a inscrição, o aluno deverá apresentar a documentação solicitada. A lista com todos os documentos está disponível AQUI . A sede do Conexão Universitária fica na Rua Gelcídio Machado, 150, em Bacaxá (Rua da ENEL).