A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta terça-feira, dia 19, o Sistema Informatizado de Saúde no município. A partir da implantação, todas as informações relativas à saúde poderão ser acessadas e obtidas de uma forma mais ágil e transparente, minimizando custos e otimizando resultados.

O aperfeiçoamento dos sistemas de informação do SUS é uma das prioridades do Ministério da Saúde. O objetivo é integrar o controle das ações, permitindo a correta aplicação dos recursos públicos e o fornecimento de dados adequados para o planejamento e para a execução das prioridades do setor.

O processo de informatização da saúde em Saquarema teve início com a entrega de tablets para todos os Agentes Comunitários de Saúde. Durante uma palestra realizada no dia 19/06, no Teatro Municipal, cada ACS recebeu o novo tablet e pode ver as funcionalidades do sistema. Eles receberão o treinamento completo para utilizar o programa que permite o cadastramento e acompanhamento de todos os moradores atendidos pelas ESF da cidade. A ficha de cada paciente que, antes, era preenchida em papel, passará a ser digital, facilitando o trabalho dos agentes e dando mais comodidade aos pacientes.

Com a implantação do Sistema de Informação, todo o prontuário do paciente estará disponível aos médicos, enfermeiros e agentes de saúde de todo o município e em todas as unidades de saúde da rede municipal.

Com a Política de Informação e Informática em Saúde, a Prefeitura de Saquarema poderá melhorar a qualidade e o acesso ao sistema de saúde; promover maior transparência e segurança da informação em saúde, além de facilitar o acesso à informação de saúde pessoal como um direito do cidadão.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support