A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Idealizada pelo Ministério da Saúde, a meta de imunizar cerca de 4,5 milhões de pessoas no país. A vacina deste ano imuniza contra 03 subtipos da gripe que mais circulam no inverno e frequentemente infectam os humanos: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o público-alvo para a campanha deste ano envolve crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas e trabalhadores de saúde. Além destes, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independente da idade. Para este último grupo, a apresentação da prescrição médica, especificando o motivo da indicação é obrigatória e deverá ser apresentada no ato da vacinação. A vacina também será ofertada a todos os professores das escolas públicas e privadas.

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos, conforme o cenário epidemiológico.

Neste ano, a campanha de vacinação contra a Influenza terá o dia 12 de maio como Dia D. Nesta data, todos as unidades de saúde funcionarão em horário especial para atender o maior número de moradores.

Confira, abaixo, os locais e horários de vacinação: