Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, inaugurou duas novas unidades voltadas para a Educação Infantil no município: a Casa Creche Tia Ione e a Creche Tia Juracy. A primeira, em Jaconé, e a segunda, em Itaúna.

Construídas com o objetivo de atender a demanda existente e diminuir a fila por vagas na Educação Infantil no município, as duas unidades poderão atender de 60 a 150 crianças, dependendo das modalidades de estudos (parcial ou integral)

A Casa Creche Tia Ione oferece um ambiente seguro, equipado e acolhedor, levando mais conforto e uma melhor oportunidade de educação para as crianças do bairro de Jaconé. O projeto Casa Creche aproveita espaços que já estão construídos (casas e escolas), mas que estão sem uso para o município. A Prefeitura adequa o espaço para o funcionamento de uma nova unidade escolar e entrega à população. O processo é mais rápido que uma construção de nova creche, que ainda precisaria passar por licitação.

Já a nova Creche Tia Juracy, em Itaúna, foi ampliada e ganhou novo espaço para funcionamento. A unidade, que antes funcionava ao lado da Escola Orgé Ferreira dos Santos, agora possui espaço próprio, com toda a estrutura educacional e de lazer necessárias para o desenvolvimento do aluno.

As duas novas Creches possuem salas de aula, secretarias, refeitórios, lavanderia e espaço de recreação.