As propostas premiadas do edital Nº 05/21, Prêmio Saquarema Cultural II, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura, já estão sendo contempladas. A partir de 16 de fevereiro, os agentes culturais locais selecionados no edital começaram a receber o pagamento que tem como principal objetivo socorrer os trabalhadores da cultura e da arte, atingidos em seus trabalhos em decorrência da pandemia de Covid – 19 e ativar o mercado cultural no município. As propostas foram avaliadas por comissões especialmente criadas para tal fim.

Foram premiadas 30 propostas com R$ 10.203,27 (dez mil duzentos e três reais e vinte e sete centavos) cada uma. Outros agentes que tiveram suas propostas selecionadas, em breve, também receberão o prêmio ao qual fazem jus. Entre as propostas selecionadas estão espetáculos de teatro e dança, e-book de poesia, projeto animação, entre outros.

“Em 2022, Saquarema terá uma programação cultural ímpar. Os contemplados nos Editais Saquarema Cultural II – LAB, Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas e Exposição de Quadros, Esculturas e Artesanato proporcionarão ao munícipe um rico calendário de cultura e arte. Está em andamento o edital Saquarema Musical, o qual somará a este calendário 33 shows e apresentações musicais. Este está com inscrição aberta até 31 de março de 2022. Não dá para perder! Serão 53 projetos ofertados no somatório dos três projetos finalizados e mais 33 shows musicais, ou seja, Saquarema terá um ano bem agitado, com uma programação cultural e artística de 83 projetos”, explica Carlos Henrique Pimentel, presidente da Comissão de Avaliação dos Editais da Cultura.

Conforme complementa o Secretário Municipal de Cultura, Manoel Vieira, “Esta programação poderá ser enriquecida com projetos do Governo Estadual, do Edital Retomada Cultural II, ao qual a Secretaria de Cultura de Saquarema emitiu mais de 100 cartas de anuências. Ou seja, a Cidade poderá receber ainda vários outros projetos caso sejam contemplados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.”

Mais informações sobre o Edital nº )5/21 e os contemplados podem ser obtidos em saquarema.rj.gov.br/cultura.